Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Ciências da Educação
PROGRAMA DE
DISCIPLINA
I - IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
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Nome
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Disciplina:
Estágio Supervisionado de Ensino de Filosofia I.
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Código: MEN 5315
– 216H/A
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Prof. Dr. Jason de Lima e Silva.
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Curso: Filosofia – Licenciatura.
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Semestre: 2016/I.
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II – EMENTA
Discussão
sobre filosofia e ensino de filosofia na escola, observação e atividade de
docência em filosofia, participação em atividades da escola, elaboração de
relatórios de observação, cronograma ao plano de ensino, planos de aula,
relatos de docência, gravação de aula em vídeo, elaboração e apresentação de
ensaio crítico sobre a experiência de estágio docente.
III – OBJETIVOS
Geral:
Encaminhar
os alunos da licenciatura às escolas para o exercício crítico e autocrítico da
docência em filosofia.
Específicos:
1-
Problematizar o ensino de filosofia (teoria e prática) e os dispositivos
institucionais que circunscrevem o ensino de filosofia;
2-
Possibilitar ao licenciando a inserção no cotidiano escolar para pensar métodos
e propostas do ensino de filosofia a partir da observação e da experiência de
docência;
3-
Realizar o estágio de docência;
4-
Relatar, sistematizar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem durante as
observações e o estágio docente.
IV – PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
* INSERÇÃO NAS
ESCOLAS:
1.
Formação de duplas e apresentação dos estagiários ao professor supervisor e encaminhamento à escola
para realização do estágio.
2-.
Estudo da legislação geral e
específica do estágio supervisionado; estudo
do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do regimento da escola.
3-.
Preparação para o registro de estágio
do estudante de licenciatura (SIARE): https://www.siare.ufsc.br/siare-estudante/informacoesNecessarias.html.
4. Elaboração de um cronograma de aulas
a serem observadas (ao menos uma por semana).
5.
Relacionamento com as pessoas que
convivem na escola: diretores, alunos, professores, coordenadores pedagógicos e
demais funcionários.
6.
Reconhecimento do ambiente escolar:
espaço físico (salas, biblioteca, pátios, quadras de esporte etc.), materiais
didáticos, materiais multimídias disponíveis etc.
7.
Acompanhamento, observação, assistência das aulas de filosofia. Planejamentos
de conteúdos a serem executados no Estágio Supervisionado II.
8. Relatório de observação: observação
da escola e de aulas de filosofia: o estagiário deverá escrever individualmente um relatório sobre a
experiência de observação da escola e das aulas de filosofia; sugere-se também
que o estagiário desenhe um “mapa de classe”, com o nome dos alunos segundo a
disposição de cada qual no espaço.
9.Continuação
do trabalho de acompanhamento e assistência das aulas do supervisor na turma
escolhida, e possível preparação para suas intervenções pontuais com a turma,
sob o auxílio do professor supervisor e do orientador.
10.
Ensaio final: entrega no fim do
semestre de um ensaio crítico (individual) a propósito daquilo que foi
observado no contexto escolar e nas aulas de Filosofia observadas, bem como da
aproximação da docência em Filosofia.
V- FORMAS DE AVALIAÇÃO
O
P.P.P. do curso de licenciatura da UFSC
estabelece critérios bem definidos para avaliação do desempenho acadêmico nas suas atividades na disciplina
de estágio:
a) Avaliação do Estágio
Serão
consideradas todas as etapas do estágio: encontros, seminário de socialização,
relatório parcial e relatório final e o desenvolvimento do estágio. Na avaliação também serão considerados a
participação, pontualidade, assiduidade, preparação e planejamento das
atividades de regência, domínio dos conteúdos, bem como o interesse geral do
aluno pelo bom andamento em cada disciplina de Estágio Supervisionado.
(P.P.P, 2007, p. 29-30)
Deste modo, os acadêmicos obterão nota
final na disciplina mediante quatro (04) atividades a serem desenvolvidas: a
cada uma delas será atribuída uma nota de 0,0 (ZERO) a 10,0 (DEZ). Estas avaliações se caracterizarão da
seguinte forma:
1- Relatório inicial: feito a partir de levantamentos obtidos na
escola.
2- Relatório parcial: feito a partir das observações em sala nas
aulas de Filosofia.
3- Relatório Final: entrega no fim do semestre de um ensaio crítico (individual)
a propósito daquilo que foi observado no contexto escolar e nas aulas de
Filosofia observadas, bem como da aproximação à docência em Filosofia.
4- Assistência ao professor da escola: compete ao acadêmico auxiliar o professor supervisor
da escola (o professor titular da disciplina de Filosofia), fazendo
intervenções pontuais nas aulas, contribuindo eventualmente com correções de
provas e trabalhos (redações), elaborando atividades, etc. Importante ressaltar
que o professor titular é auxiliar na supervisão do estágio: deste modo, ele
reportará ao professor da disciplina de Estágio como se desenvolveram a
pontualidade, a assiduidade e a postura do acadêmico frente ao estágio, conforme quesitos elencados pelo P. P. P. do curso. A estes
quesitos, se atribuirá um conceito a cada acadêmico que desenvolver o estágio.
*
A ausência não justificada do aluno
(a) nos encontros ou aulas previamente combinados na escola com o (a) professor
(a) supervisor (a) resultará em advertência,
quando da primeira vez, e reprovação,
quando da segunda vez.
VI – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Secretaria de Educação Média e
Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Parte IV:
Ciências humanas e suas tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf Acesso em 30 de abril de 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica.
Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências humanas e suas
tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.cespe.unb.br%2Fvestibular%2F1vest2010%2Fguiadovestibulando%2Fbook_volume_03_internet.pdf&ei=6e4pVLvsGKfCsATbwIKoDA&usg=AFQjCNE52W0IpeNsW-OEEFjJsbYUTTUlZA&bvm=bv.76247554,d.cWc
Acesso em 30 de abril de 2015.
COELHO, C. D. Estágio supervisionado de ensino de Filosofia. Florianópolis: EAD – UFSC, 2015.
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formação integral na educação básica. 2014. Disponível em: http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/?p=arquivo Acesso em 05
de maio de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
SANTA CATARINA. Projeto
Político Pedagógico do curso de Filosofia-EAD. Florianópolis, 2007. Disponível em: http://filosofia.ufsc.br/files/2011/11/Projeto-Pedagogico Acesso em 05 de maio de 2015.
VII- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Lei n. 11.788/2008.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm
Acesso em 05 de maio de 2015.
CERLETTI, A. O
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DANELON, M. O professor de Filosofia: entre o técnico do saber especializado e o
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DANELON, M. O transversal e o conceitual no ensino de Filosofia.
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F. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Munõz. São
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Renê J. T.; GOTO, Roberto. (Orgs.) São Paulo: Loyola, 2007.
________. Metodologia
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Papirus, 2012.
GALLO, S.; KOHAN, W. O.
(Orgs.) Filosofia
no Ensino Médio. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
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de Filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí,
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RUSSELL, B. Ensaios
céticos. Trad. de Marisa Motta. Porto Alegre: L&PM, 2008.
SILVEIRA, R. J. T.;
GOTO, R. (Orgs) Filosofia
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_________. Filosofia na
escola: diferentes abordagens. São Paulo: Loyola, 2008.
TRENTIN, R.; GOTO, R. (Orgs.) A filosofia e seu ensino. Caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola,
2009.
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Possivelmente adotaremos outras
referências bibliográficas, de acordo com a demanda e a necessidade de
desenvolvimento dos estudos e das pesquisas acadêmicas.
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